Uma vida dedicada para cuidar do próximo

Dr. Frederico de Castro Escaleira é filho da D. Marisa, professora da Rede Estadual de Ensino, e do Sr. Toninho, contabilista. Nasceu no dia 24 de março de 1977, em Teresópolis – RJ.

Frederico estudou medicina e seria cardiologista, até sua mãe ser diagnosticada com câncer, no ano 2.000. A convivência tão próxima com os desafios da doença da mãe e a participação ativa nos processos do tratamento que a levou à cura, fizeram Frederico mudar de ideia e especializar-se em Oncologia pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). O médico, comprometido e batalhador, também serviu ao Corpo de Bombeiros, como Capitão, atuando principalmente no Socorro de Emergência, o que o levou a salvar muitas vidas.

Casou-se com a também médica Dra. Thais, com quem tem 3 filhos: Lucas, João e Pedro. Adotou como sua cidade a bela e histórica São João del-Rei, no interior de Minas Gerais, terra que lhe concedeu por meio da Câmara de Vereadores o Título de Cidadão Honorário pelos relevantes serviços prestados ao município e região. Também foi homenageado pela TV local, Campos de Minas, que para agraciar os profissionais de destaque na comunidade, criou o “Troféu Dr. Frederico de Castro Escaleira”.

Atuando na Saúde Pública, no atendimento clínico pela Santa Casa de São João del-Rei, onde também foi Diretor, tornou-se um médico extremamente querido, pela assistência humanizada, a dedicação e o trabalho incansável para oferecer melhores condições aos pacientes com câncer. E um dos pontos altos na carreira do Dr. Frederico foi sua liderança na grande campanha popular de doações que arrecadou R$720mil e complementou recursos para aquisição de aparelhos de Radioterapia pela Santa Casa de São João del-Rei. A campanha permitiu à instituição oferecer esse tipo de tratamento nas dependências de seu Centro Oncológico.  No Hospital de São Lourenço - MG, Frederico também deixou um grande legado, participando da criação da Clínica de Câncer, o Centro Oncológico Sul-Mineiro (CENTRA).

Diante das dificuldades na Saúde Pública, Dr. Frederico decidiu, em 2018, ser candidato a Deputado Federal por Minas Gerais. Ele foi eleito com uma votação expressiva no Campo das Vertentes, sendo majoritário em 16 municípios da região. Sua proposta é ser um agente de mudança no cenário político, trabalhando com ética e transparência para viabilizar maiores recursos para a Saúde Pública, olhando também pela Educação e a Segurança.